terça-feira, 1 de julho de 2014

O Sistema Solar: Terra "O Planta Água"

Foto retirada pela NASA






  A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso (significa que seu volume e menor e sua massa é mair tornando-a mais densa) o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar. É também o maior dos quatro planetas terrestres (os quais são Mercurio,Vénus,Terra e Marte).










Planetas terrestres e suas dimensões






   Lar de milhões de espécies de seres vivos, incluindo os humanos, a Terra é o único corpo celeste onde é conhecida a existência de vida (mas há grandes chances de existir vidas em outros sistemas solares). O planeta formou-se há 4,56 bilhões de anos, e a vida surgiu na sua superfície um bilhão de anos depois. Desde então, a biosfera terrestre alterou significativamente a atmosfera e outros fatores abióticos (são todas as influencias que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicosquímicos ou
físico-químicos do 
meio ambiente, tais como a luz, a temperatura, o vento e outros) do planeta, permitindo a proliferação de organismos aeróbicos, bem como a formação de uma camada de ozônio, a qual, em conjunto com o campo magnético terrestre, bloqueia radiação solar prejudicial, permitindo a vida no planeta. As propriedades físicas do planeta, bem como suas história geológica e órbita, permitiram que a vida persistisse durante este período. Acredita-se que a Terra poderá suportar vida durante pelo menos outros 500 milhões de anos. 










Campo magnetítico da terra atuando sobre a radiação solar.







  A sua superfície exterior está dividida em vários segmentos rígidos, chamados placas tectônicas, que migram sobre a superfície terrestre ao longo de milhões de anos. Cerca de 71% da superfície da Terra está coberta por oceanos de água salgada, com o restante consistindo de continentes e ilhas, os quais contêm muitos lagos e outros corpos de água que contribuem para a hidrosfera (O termo hidrosfera vem do gregohidro + esfera = esfera da água. Compreende todos os rioslagoslagoasmares). Não se conhece a existência de água no estado líquido em equilíbrio, necessária à manutenção da vida como a conhecemos, na superfície de qualquer outro planeta. Os polos geográficos da Terra encontram-se maioritariamente cobertos por mantos de gelo ou por banquisas. O interior da Terra permanece ativo, com um manto espesso e relativamente sólido, um núcleo externo líquido que gera um campo magnético, e um núcleo interno sólido, composto sobretudo por ferro.









 Interior terrestre












A Terra orbita o Sol a uma distância média de cerca de 150 milhões de quilômetros 
(também conhecida como UA Unidade Astronômica) a cada 365,2564 dias solares médios, ou um ano sideral , ela completa o movimento traslação em 24 Horas.  A Lua gira em torno da Terra a cada 27,32 dias. O raio da esfera de Hill, ou esfera de influência gravitacional, da Terra é de 1,5 Gm (1 500 000 km). Esta é a distância máxima dentro do qual a influência da gravidade da Terra é maior do que a influência da gravidade do Sol e dos outros planetas. Objetos orbitando a Terra precisam ficar dentro desta esfera, ou poderão ser libertados pela perturbação gravitacional do Sol.A Terra, em conjunto com o Sistema Solar, está localizada dentro da galáxia Via Láctea, orbitando a cerca de 28 000 anos-luz do centro da galáxia. Presentemente, o Sistema Solar está localizado 20 anos-luz acima do plano equatorial da galáxia, no Braço de Órion.












 Nossa localização na Via Láctea








 A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. A Lua é considerada a maior satélite natural do sistema solar, devido ser relativamente grande ao seu planeta de origem, tendo 27% do diâmetro e 60% da densidade da Terra, o que representa 181 da sua massa. Entre os satélites do sistema solar, a Lua é o segundo mais denso, atrás de Io (uma das luas de Júpiter descobertas por Galileu Galilei em março de 1610). Estima-se que a formação da Lua tenha ocorrido há cerca de 4,5 milhões de anos, relativamente pouco tempo após a formação da Terra. Embora no passado tenham sido propostas várias hipóteses para a sua origem, a explicação mais consensual atualmente é a de que a Lua tenha sido formada a partir dos detritos de um impacto de proporções gigantescas entre a Terra e um outro corpo do tamanho de Marte.









Esquema da suposta formação da Lua 









  A Lua encontra-se em rotação sincronizada com a Terra, mostrando sempre a mesma face visível, marcada por mares vulcânicos escuros entre montanhas cristalinas e proeminentes crateras de impacto. É o mais brilhante objeto no céu a seguir ao Sol, embora a sua superfície seja na realidade escura, com uma refletância pouco acima da do asfalto. A sua existência no céu e o seu ciclo regular de fases tornaram a Lua, desde a antiguidade, uma importante referência cultural na língua, em calendários, na arte e na mitologia. A influência da gravidade da Lua está na origem das marés oceânicas e ao aumento do dia sideral da Terra. A sua atual distância orbital, cerca de trinta vezes o diâmetro da Terra, faz com que no céu o satélite pareça ter o mesmo tamanho do Sol, permitindo-lhe cobri-lo por completo durante um eclipse solar total.










Foto da Lua na sua fase "Cheia"





  Vastas áreas do planeta estão sujeitas a condições climáticas extremas, tais como ciclones, furacões ou tufões, que dominam a vida nestas áreas. Muitos locais estão sujeitos sismos, tsunamis, erupções vulcânicas, tornados, dolinas, tempestades de neve, inundações, secas prolongadas, e outras calamidades e desastres naturais.Muitas áreas localizadas estão sujeitas à poluição de origem humana do ar e da água, chuva ácida e substâncias tóxicas, perda de vegetação (sobre pastoreio, desflorestação,desertificação), perda da vida selvagem, extinção de espécies, degradação do solo, esgotamento do solo, erosão, e introdução de espécies invasoras.
 Segundo as Nações Unidas, existe um consenso científico que liga as atividades humanas ao aquecimento global devido às emissões industriais de dióxido de carbono. Prevê-se que este aquecimento global produza mudanças tais como o derretimento das geleiras e dos mantos de gelo, variações de temperatura mais extremas, mudanças significativas nas condições do tempo, e uma subida do nível médio do mar.






                                                                 Curiosidades 




- A Terra tem aproximadamente 4,5 biliões de anos


- A Terra tem 510,3 milhões de quilômetros quadrados.


- Cerca de 97% do planeta é composto por água.

- A quantidade de água salgada é 30 vezes maior do que a água doce.

- A atmosfera terrestre vai até cerca de 1000 quilômetros de altura, sendo composta por 77%
de nitrogênio, 21% de oxigênio, com traços de árgon, dióxido de carbono e água.

- A Terra já passou pelo menos por três grandes períodos glaciais.

- A Terra gira em torno do sol a 107 mil quilômetros por hora.

- A Terra é o terceiro planeta a contar do Sol e o quinto maior.

- O ponto mais alto da Terra é o monte Everest, com 8848 metros acima do nível do mar.

- Atualmente a população humana da Terra ronda os 6 biliões de pessoas.

- A expectativa média de vida dos humanos é 65 anos.













                                                 Vídeo complementar








Até a próxima o/





Nenhum comentário:

Postar um comentário