Ilustração do momento visível de mercúrio |
Esquema da órbita elíptica do planeta |
Estes fatos permitem que toda a radiação solar atinja o planeta na face que está virada para o sol elevando sua te
mperatura a cerca de 427ºC, mas que pode chegar a mais de 430ºC e, ao mesmo tempo, que toda a radiação do lado oposto, ou seja, o lado escuro, escape, fazendo com que a temperatura caia dra
sticamente. Devido à influência do sol, o dia em mercúrio é bastante longo, corresponde a 176 dias terrestres (podendo retardar mais ainda em períodos de milhões de anos.
Ao mesmo tempo, os anos em mercúrio são curtos (metade da duração dos dias) porque ele gira muito rápido em volta do sol a mais ou menos 50 km por segundo.
Estrutura de mercúrio |
Curiosidades
. Mercúrio é o nome latino de Hermes, o mensageiro dos deuses. O planeta recebeu esse nome por ser o que se desloca mais rápido em volta do Sol. Sua descoberta remonta a pré-história. Mercúrio é um dos cinco planetas visíveis a olho nu.
. Apesar de ser o planeta mais próximo do Sol, Mercúrio não é tão quente quanto Vénus, que possui um formidável efeito estufa. Sem atmosfera, Mercúrio possui, no entanto, a maior variação de temperatura de todo o Sistema Solar, entre 430ºC no Periélio, na face iluminada, e -170ºC durante a noite (face escura).
. Mercúrio leva quase 88 dias terrestres para completar uma volta em torno do Sol. Para ter um ano tão curto é preciso viajar rápido (não é à-toa que é chamado o mensageiro dos deuses). No entanto, o planeta leva menos de 60 dias terrestres para completar uma volta em torno de si mesmo. Faça as contas: isto significa que dois anos em Mercúrio têm apenas três dias!
. Em relação à maioria dos outros planetas, a órbita de Mercúrio é uma elipse bem pronunciada. Assim, quando o planeta se aproxima do Sol, sua velocidade de translação é quase igual à rotação, produzindo um curioso efeito: visto de Mercúrio, o Sol pode nascer e se pôr duas vezes num único dia.
. A maior estrutura na superfície é uma imensa cratera com
Nenhum comentário:
Postar um comentário