Abaixo estão os principais eventos astronômicos desse ano:
01 de janeiro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 11:14 UTC.
03 de janeiro, 4 - . Quadrantids Chuva de Meteoros Os Quadrantids são um chuveiro acima da média, com até 40 meteoros por hora no pico. O chuveiro geralmente picos em 3 de janeiro e 4, mas alguns meteoros podem ser visíveis a partir de janeiro 1-5. Melhor visualização será a partir de um local escuro depois da meia-noite. Uma fina, lua crescente irá definir no início da noite deixando o céu escuro do que deveria ser um grande show. Procure por meteoros que irradia do Bootes da constelação. Certifique-se de encontrar um local de exibição escuro longe das luzes da cidade.
05 de janeiro - . Júpiter em oposição O planeta gigante vai ser a sua maior aproximação à Terra e seu rosto será totalmente iluminada pelo sol. Esta é a melhor hora para ver e fotografar Júpiter e suas luas.
16 de janeiro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre a 04:52 UTC.
30 de janeiro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 21:38 UTC.
14 de fevereiro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre a 23:53 UTC.
01 de março - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 08:00 UTC.
16 de março - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre a 17:08 UTC.
20 de março - . Março Equinócio O equinócio de março ocorre às 16:57 UTC. O Sol vai brilhar diretamente sobre o equador e haverá quantidades quase iguais de dia e noite em todo o mundo. Este é também o primeiro dia da primavera (equinócio vernal) no hemisfério norte eo primeiro dia de outono (equinócio de outono) no hemisfério sul.
30 de março - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 18:45 UTC.
08 de abril - . Marte em Oposição O planeta vermelho será a sua maior aproximação à Terra e seu rosto será totalmente iluminada pelo sol. Esta é a melhor hora para ver e fotografar Marte.
15 de abril - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre a 07:42 UTC.
15 de abril - . Eclipse Lunar Total O eclipse será visível em quase toda a América do Norte, América do Sul e Austrália. ( NASA mapa e informações Eclipse )
21 de abril, 22 - . Lyrids Chuva de Meteoros Os Lyrids são um chuveiro média, produz normalmente cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. Esses meteoros pode produzir trilhas de poeira brilhante que duram vários segundos. O chuveiro atinge o auge em 21 de abril e 22, embora alguns meteoros podem ser visíveis a partir de abril 16-25. A lua minguante vai ficar a toa para o show, e poderia esconder alguns dos mais fracos meteoros. Procure por meteoros que irradiam da constelação de Lyra depois da meia-noite. Encontre um local escuro longe das luzes da cidade.
29 de abril - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 06:14 UTC.
29 de abril - . Eclipse Solar anular O caminho de annularity começará ao largo da costa da África do Sul e passar pela Antártida e na costa leste da Austrália. ( NASA mapa e informações Eclipse )
05 de maio, 6 - . Chuva de Meteoros Eta Aquarids Os Aquarids Eta são um banho de luz, geralmente produzindo cerca de 10 meteoros por hora em seu pico. O chuveiro do pico geralmente ocorre em 5 de maio e 6, porém vendo deve ser bom em qualquer manhã de 4 de maio - 7. O ponto radiante para este chuveiro estará na constelação de Aquário. A lua quarto próximo primeiro vai definir a meia-noite, deixando o céu escuro para um show de manhã cedo.Melhor visualização geralmente é para o leste após a meia-noite, longe das luzes da cidade.
10 de maio - . Saturno em oposição O planeta dos anéis será a sua maior aproximação à Terra e seu rosto será totalmente iluminada pelo sol. Esta é a melhor hora para ver e fotografar Saturno e suas luas.
10 de maio - Parte Astronomia Dia 1. Dia Astronomia é um evento anual destina-se a fornecer um meio de interação entre o público em geral e entusiastas da astronomia vários grupos e profissionais. O tema do Dia Astronomia é "Trazer Astronomia para o Povo", e neste dia e clubes de astronomia stargazing e outras organizações ao redor do mundo irão planejar eventos especiais. Você pode descobrir mais sobre especiais eventos locais, contactando o seu clube de astronomia local ou planetário. Você também pode encontrar mais sobre o Dia Astronomia, verificando o site da Liga de Astronomia .
14 Maio - Lua Cheia. A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre a 19:16 UTC.
28 Maio - Lua Nova. A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 18:40 UTC.
13 de junho - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre a 04:11 UTC.
21 de junho - . Solstício de Junho O solstício de junho ocorre às 10:51 UTC. O Pólo Norte da Terra ser inclinado em direção ao Sol, que terá atingido a sua posição mais ao norte no céu e será diretamente sobre o Trópico de Câncer em 23.44 graus de latitude norte. Este é o primeiro dia do verão (solstício de verão) no hemisfério norte eo primeiro dia do inverno (solstício de inverno) no hemisfério sul.
27 de junho - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 08:08 UTC.
12 de julho - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre a 11:25 UTC.
26 de julho - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 22:42 UTC.
28 de Julho, 29 - . Southern Delta Chuva de Meteoros Aquarids Os Aquarids Delta pode produzir cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. O chuveiro atinge o auge em 28 de julho e 29, mas alguns meteoros também pode ser visto a partir de 18 julho - 18 agosto. O ponto radiante para este chuveiro estará na constelação de Aquário. Uma fina, lua crescente vai desaparecer no início da noite deixando o céu escuro do que deveria ser um bom show. Melhor visualização geralmente é para o leste após a meia-noite a partir de um local escuro.
10 de agosto - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre a 18:09 UTC.
12 de agosto de 13 - . Perseidas chuva de meteoros Perseidas As é um dos melhores chuveiros de meteoros para observar, produzindo até 60 meteoros por hora em seu pico. O chuveiro do pico geralmente ocorre em 13 de agosto e 14, mas você pode ser capaz de ver alguns meteoros qualquer tempo a partir de
23 julho - 22 agosto. O ponto radiante para este chuveiro será na constelação de Perseu. A lua quase cheia será um problema este ano, escondendo a maioria dos meteoros mais fracos em seu brilho. Mas com cerca de 60 meteoros por hora possível, isso ainda deve ser um bom show. Encontre um local longe das luzes da cidade e olhar para o nordeste depois da meia-noite.
18 de agosto - . Conjunção de Vênus e Júpiter Os dois planetas brilhantes virá invulgarmente próximos uns dos outros, apenas um quarto de grau, no céu da manhã. Além disso, o cluster colméia na constelação de Câncer será de apenas 1 grau de distância. Olhe para o leste pouco antes do nascer do sol.
25 de agosto - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 14:13 UTC.
29 de agosto - . Netuno em oposição O planeta azul vai ser a sua maior aproximação à Terra e seu rosto será totalmente iluminada pelo sol. Esta é a melhor hora para ver Netuno. Devido à sua distância, ela só vai aparecer como um pequeno ponto azul em todos, mas os mais potentes telescópios.
09 de setembro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra.Esta fase ocorre a 01:38 UTC.
23 de setembro - . setembro Equinócio O equinócio de Setembro ocorre às 02:29 UTC. O Sol vai brilhar diretamente sobre o equador e haverá quantidades quase iguais de dia e noite em todo o mundo. Este é também o primeiro dia de outono (equinócio de outono) no hemisfério norte eo primeiro dia da primavera (equinócio vernal) no hemisfério sul.
24 de setembro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 06:14 UTC.
04 de outubro - . Parte Astronomia Dia 2 Dia Astronomia é um evento anual destina-se a fornecer um meio de interação entre o público em geral e entusiastas da astronomia vários grupos e profissionais. O tema do Dia Astronomia é "Trazer Astronomia para o Povo", e neste dia e clubes de astronomia stargazing e outras organizações ao redor do mundo irão planejar eventos especiais. Você pode descobrir mais sobre especiais eventos locais, contactando o seu clube de astronomia local ou planetário. Você também pode encontrar mais sobre o Dia Astronomia, verificando o site da Liga de Astronomia .
07 de outubro - . Urano em Oposição O planeta azul-verde será a sua maior aproximação à Terra e seu rosto será totalmente iluminada pelo sol. Esta é a melhor hora para ver Urano. Devido à sua distância, ela só vai aparecer como um ponto azul-verde pequeno em tudo, mas os mais potentes telescópios.
08 de outubro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra. Esta fase ocorre a 10:51 UTC.
08 de outubro - . Eclipse Lunar Total O eclipse será visível em quase toda a América do Norte, América do Sul, leste da Ásia e Austrália. ( NASA mapa e informações Eclipse )
21 de outubro de 22 - . Orionids Chuva de Meteoros Os Orionids é um chuveiro média produzindo cerca de 20 meteoros por hora em seu pico. Este chuveiro geralmente picos no dia 21, mas é altamente irregular. Um bom espetáculo pode ser experimentada em qualquer manhã de outubro de 20 - 24, e alguns meteoros pode ser visto a qualquer momento a partir de outubro 17-25. Um extremamente fina, lua crescente vai pendurar ao redor para o show, mas não deve causar problemas este ano. Melhor visualização será para o leste após a meia-noite. Certifique-se de encontrar um local escuro longe das luzes da cidade.
23 de outubro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 21:57 UTC.
23 de outubro - . Eclipse Solar Parcial O eclipse parcial será visível em quase toda a América do Norte e Central.
( NASA mapa e informações Eclipse )
06 de novembro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra.Esta fase ocorre a 22:23 UTC.
17 de novembro, 18 - . Leónidas Chuva de Meteoros As Leónidas é uma das chuvas de meteoros para observar melhor, produzindo uma média de 40 meteoros por hora em seu pico. O chuveiro em si tem um ano de pico cíclico a cada 33 anos, onde centenas de meteoros pode ser visto a cada hora. A última delas ocorreu em 2001. O chuveiro atinge o auge em 17 de novembro e 18, mas você pode ver alguns meteoros de novembro 13-20. A lua crescente pode ocultar alguns dos mais fracos meteoros neste ano, mas com até 40 meteoros por hora, este ainda deve ser um grande show. Olhe para o chuveiro irradiando a partir da constelação de Leão após a meia noite.
22 de novembro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 12:32 UTC.
06 de dezembro - . Lua Cheia A Lua estará em frente à Terra do Sol e será totalmente iluminado, visto da Terra.Esta fase ocorre a 12:27 UTC.
13 de dezembro de 14 - . Geminids Chuva de Meteoros Considerado por muitos como o melhor chuveiro de meteoros nos céus, os Geminids são conhecidos para a produção de até 60 meteoros por hora multicoloridas em seu pico. O pico da chuva ocorre geralmente em torno de dezembro 13 e 14, embora alguns meteoros deve ser visível a partir de dezembro 06-19. O ponto radiante para este chuveiro estará na constelação de Gêmeos. A lua quarto próximo passado será pendurado em volta para o show, mas com cerca de 60 meteoros por hora possíveis, este ainda deve ser um excelente show. Melhor visualização geralmente é para o leste após a meia-noite a partir de um local escuro.
21 de dezembro - . dezembro Solstício O solstício de dezembro ocorre às 23:03 UTC. O Pólo Sul da Terra ser inclinado em direção ao Sol, que terá atingido a sua posição mais austral do céu e será diretamente sobre o Trópico de Capricórnio em 23.44 graus de latitude sul. Este é o primeiro dia do inverno (solstício de inverno) no hemisfério norte eo primeiro dia do verão (solstício de verão) no hemisfério sul.
22 de dezembro - . Lua Nova A Lua será diretamente entre a Terra eo Sol e não será visível da Terra. Esta fase ocorre a 01:36 UTC.
Curiosidades, eventos astronômicos, textos, fotos e tudo que é relacionado a essa magnifica obra de arte que chamamos de Universo.
terça-feira, 27 de maio de 2014
O Sistema Solar: Mércurio "O Planeta Zumbi"
Ilustração do momento visível de mercúrio |
Esquema da órbita elíptica do planeta |
Estes fatos permitem que toda a radiação solar atinja o planeta na face que está virada para o sol elevando sua te
mperatura a cerca de 427ºC, mas que pode chegar a mais de 430ºC e, ao mesmo tempo, que toda a radiação do lado oposto, ou seja, o lado escuro, escape, fazendo com que a temperatura caia dra
sticamente. Devido à influência do sol, o dia em mercúrio é bastante longo, corresponde a 176 dias terrestres (podendo retardar mais ainda em períodos de milhões de anos.
Ao mesmo tempo, os anos em mercúrio são curtos (metade da duração dos dias) porque ele gira muito rápido em volta do sol a mais ou menos 50 km por segundo.
Estrutura de mercúrio |
Curiosidades
. Mercúrio é o nome latino de Hermes, o mensageiro dos deuses. O planeta recebeu esse nome por ser o que se desloca mais rápido em volta do Sol. Sua descoberta remonta a pré-história. Mercúrio é um dos cinco planetas visíveis a olho nu.
. Apesar de ser o planeta mais próximo do Sol, Mercúrio não é tão quente quanto Vénus, que possui um formidável efeito estufa. Sem atmosfera, Mercúrio possui, no entanto, a maior variação de temperatura de todo o Sistema Solar, entre 430ºC no Periélio, na face iluminada, e -170ºC durante a noite (face escura).
. Mercúrio leva quase 88 dias terrestres para completar uma volta em torno do Sol. Para ter um ano tão curto é preciso viajar rápido (não é à-toa que é chamado o mensageiro dos deuses). No entanto, o planeta leva menos de 60 dias terrestres para completar uma volta em torno de si mesmo. Faça as contas: isto significa que dois anos em Mercúrio têm apenas três dias!
. Em relação à maioria dos outros planetas, a órbita de Mercúrio é uma elipse bem pronunciada. Assim, quando o planeta se aproxima do Sol, sua velocidade de translação é quase igual à rotação, produzindo um curioso efeito: visto de Mercúrio, o Sol pode nascer e se pôr duas vezes num único dia.
. A maior estrutura na superfície é uma imensa cratera com
Video de complemento
segunda-feira, 26 de maio de 2014
O Sistema Solar: O Sol "A Estrela Mãe"
Não poderíamos começar a falar do sistema solar sem mencionar essa enorme bola colossal chamado Sol.
Ela é a estrela central do sistema solar, todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta.
NASA's Solar Dynamics Observatory. |
Ela é a estrela central do sistema solar, todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. Responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar, o Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e um volume 1 300 000 vezes maior que o do nosso planeta.
Escala real de proporções entre Sol e Terra |
A distância da Terra ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros, ou 1 unidade astronômica (UA) , mas como a terra faz um movimento de traslação em forma elipse essa distancia varia. A luz solar demora aproximadamente 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra, ou seja, se um dia o Sol explodir, ira demorar todo esse tempo para que vejamos a explosão. Energia do Sol na forma de luz solar é armazenada em glicose por organismos vivos através da fotossíntese, processo do qual, direta ou indiretamente, dependem todos os seres vivos que habitam nosso planeta. A energia do Sol também é responsável pelos fenômenos meteorológicos e o clima na Terra. É composto primariamente de hidrogênio (74% de sua massa, ou 92% de seu volume) e hélio (24% da massa solar, 7% do volume solar), com traços de outros elementos, incluindo ferro, níquel, oxigênio, silício, enxofre, magnésio , néon, cálcio e ecrômio.
O Sol não possui uma superfície definida como planetas rochosos possuem, e, nas partes exteriores, a densidade dos gases cai aproximadamente exponencialmente à medida que se vai afastando do centro. Mesmo assim, seu interior é bem definido. O raio do Sol é medido do centro solar até o limite da fotosfera (é a região onde um dado corpo ou matéria deixa de ser transparente). Esta última é simplesmente uma camada acima do qual gases são frios ou pouco densos demais para radiar luz em quantidades significativas, sendo, portanto, a superfície mais facilmente identificável a olho nu.
O Sol não possui uma superfície definida como planetas rochosos possuem, e, nas partes exteriores, a densidade dos gases cai aproximadamente exponencialmente à medida que se vai afastando do centro. Mesmo assim, seu interior é bem definido. O raio do Sol é medido do centro solar até o limite da fotosfera (é a região onde um dado corpo ou matéria deixa de ser transparente). Esta última é simplesmente uma camada acima do qual gases são frios ou pouco densos demais para radiar luz em quantidades significativas, sendo, portanto, a superfície mais facilmente identificável a olho nu.
O interior solar possui três regiões diferentes: o núcleo, onde se produzem as reações nucleares que transformam a massa em energia através da fusão nuclear, a zona radiativa e a zona de convecção. O interior do Sol não é diretamente observável, já que a radiação é completamente absorvida (e reemitida) pelo plasma do interior solar, e o Sol em si mesmo é opaco à radiação electromagnética. Porém, da mesma maneira que a sismologia utiliza ondas geradas por terremotos para revelar o interior da Terra, a heliosismologia (é o estudo da propagação das ondas de pressão no Sol) utiliza ondas de pressão (infravermelho) atravessando o interior do Sol para medir e visualizar o interior da estrutura solar. Modelos de computador também são utilizados como instrumentos teóricos para investigar camadas mais profundas do Sol.
Estruturas do Sol obtidos por estudos. |
O Sol é uma estrela magneticamente ativa, suportando um forte campo magnético, cujas condições mudam constantemente, variando de ano para ano e revertendo-se em direção aproximadamente a cada 11 anos, em torno do máximo solar. O campo magnético do Sol gera vários efeitos que são chamados coletivamente de atividade solar. Estes incluem as manchas solares na superfície do Sol, as erupções solares e as variações no vento solar. Efeitos da atividade solar na Terra incluem auroras em médias a altas latitudes, a disrupção de comunicação de rádio e potência elétrica. Acredita-se que a atividade solar tenha tido um importante papel na formação e evolução do Sistema Solar. A atividade solar constantemente muda a estrutura da ionosfera terrestre.
Toda a matéria no Sol está presente na forma de gás e plasma, devido à sua alta temperatura. Isto torna possível rotação diferencial, com o Sol girando mais rápido no seu equador (onde o período de rotação é de 25 dias) do que em latitudes mais altas (com o período de rotação solar sendo de 35 dias nos pólos solares). A rotação diferencial do Sol faz com que as linhas do campo magnético entortem com o tempo, provocando a erupção de anéis coronais em sua superfície, a formação de manchas solares e de proeminências solares, via reconexão magnética. Este entortamento gera o dínamo solar e o ciclo solar de atividade magnética, que repete-se a cada 11 anos, visto que o campo magnético solar reverte-se a cada 11 anos.
Curiosidades
. Sua temperatura chega a 5.500º C. Calcula-se que em seu centro, o Sol tenha uma temperatura de 15 milhões de graus centígrados..
. As sombras dos objetos são maiores no inverno do que no verão.
. O Sol leva 200 milhões de anos para completar uma volta no movimento de translação que faz em torno da Via Láctea.
. O Sol é apenas uma das mais de 200 bilhões de estrelas de nossa galáxia, a Via Láctea. Numa noite de céu aberto e sem lua, podemos contar até 2.500 estrelas a olho nu.
. Fica a 30 mil anos-luz do centro de nossa galáxia. Para se ter uma ideia da distância: um ano-luz equivale a 9.460.5000.000.000 de quilômetros. (trilhões)
. Sua temperatura chega a 5.500º C. Calcula-se que em seu centro, o Sol tenha uma temperatura de 15 milhões de graus centígrados..
Video de complemento
Recomendo esse video para "sintonizar" melhor no assunto
O Inicio De Uma Viagem
Ola caros viajantes! Sejam bem vindos! Para iniciar esse Blog iremos conhecer a nossa própria "cidade",o primeiro abordagem sera relacionado ao nosso próprio sistema solar ,onde veremos inúmeras curiosidades, fotos e caraterísticas, apertem o cinto que essa nave ira decolar em poucos minutos!
Assinar:
Postagens (Atom)